top of page

Teorias da Administração​

As Teorias da Administração fazem parte do estudo da Teoria Geral da Administração, e aqui estão dispostas abaixo em ordem cronológica. 

Administração Científica

Taylorismo - 1903

 

Taylorismo ou Administração científica é o modelo de administração desenvolvido pelo engenheiro norte-americano Frederick Taylor (1856-1915), considerado o pai da administração científica e um dos primeiros sistematizadores da disciplina científica da Administração de empresas.

Teoria das Relações Humanas

Elton Mayo - 1932

A Teoria das Relações Humanas faz parte dessa escola e foi proposta, em 1932, pelo sociólogo Elton Mayo em decorrência dos  resultados da  Experiência de Hawthorne. 

Teoria Geral dos Sistemas

Ludwing V. Bertalanfly - 1950

 

A teoria geral de sistemas (também conhecida pela sigla, T.G.S.) surgiu com os trabalhos do biólogo alemão Ludwig von Bertalanffy, publicados entre 1950 e 1968.
 

Teoria Burocrática

Max Weber - 1940

A Teoria Burocrática foi formalizada por Max Weber,no início do século XX, na Alemanha, mas só começou a ser amplamente divulgada na década de 1940, nos EUA, após a sua morte.

Teoria Estruturalista

Vários Autores - 1947

A Teoria Estruturalista surgiu por volta da década  de 1950 nos EUA e procurava combinar os pressupostos da Teoria Burocrática com as propostas da Teoria das Relações Humanas, ou seja, seu olhar compreendia tanto aspectos ligados aos processos, como também às pessoas.​

Teoria Neoclássica

Diversos Pesquisadores - 1954

A Teoria Neoclássica é resultante do trabalho, publicado a partir de 1954, de diversos pesquisadores. Dentre eles podemos destacar: Peter F. Drucker, Ernest Dale, Harold Koontz, Cyril O’Donnell, Michael Jucius, William Newman, Ralph Davis, George Terry, Morris Hurley e Louis Allen.

Administração por Objetivos

​Peter Drucke - 1954

O termo Administração por Objetivos foi abordado por Peter Drucker em 1954 em seu livro The Practice of Management (A prática da gerência).

Teoria Comportamental

Herbert A. Simon - 1957

A Teoria Comportamental foi abordada inicialmente em 1947 por Hebert Alexander Simon no livro O Comportamento Administrativo.

Desenvolvimento Organizacional

Vários autores - 1962

 

Em 1962, trabalhos de vários autores centrados na relação do ser humano, nas organizações e no ambiente serviram de base para A Teoria do Desenvolvimento Organizacional.

Teoria das Contingências

Paul R. Laurence e Jay W. Lorsch - 1967



​A Teoria da Contingência resulta da pesquisa realizada a partir de 1967 por Paul R. Laurence e Jay W. Lorsch, sobre o confrontoexistente entre as organizações e o ambiente.

Teoria Clássica

​ Fayol - 1916

A Teoria Clássica foi apresentada na França, em 1916, por seu idealizador, Henri Fayol. Caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional e pela busca da máxima eficiência.
Complementando a teoria proposta por Taylor, Fayol relacionou 14 princípios básicos ao processo administrativo.

bottom of page