


Teoria Geral da Administração - TGA Um Estudo Sobre as Teorias Administrativas
Teorias da Administração
As Teorias da Administração fazem parte do estudo da Teoria Geral da Administração, e aqui estão dispostas abaixo em ordem cronológica.
Administração Científica
Taylorismo - 1903
Taylorismo ou Administração científica é o modelo de administração desenvolvido pelo engenheiro norte-americano Frederick Taylor (1856-1915), considerado o pai da administração científica e um dos primeiros sistematizadores da disciplina científica da Administração de empresas.

Teoria das Relações Humanas
Elton Mayo - 1932
A Teoria das Relações Humanas faz parte dessa escola e foi proposta, em 1932, pelo sociólogo Elton Mayo em decorrência dos resultados da Experiência de Hawthorne.

Teoria Geral dos Sistemas
Ludwing V. Bertalanfly - 1950
A teoria geral de sistemas (também conhecida pela sigla, T.G.S.) surgiu com os trabalhos do biólogo alemão Ludwig von Bertalanffy, publicados entre 1950 e 1968.
Teoria Estruturalista
Vários Autores - 1947
A Teoria Estruturalista surgiu por volta da década de 1950 nos EUA e procurava combinar os pressupostos da Teoria Burocrática com as propostas da Teoria das Relações Humanas, ou seja, seu olhar compreendia tanto aspectos ligados aos processos, como também às pessoas.


Teoria Neoclássica
Diversos Pesquisadores - 1954
A Teoria Neoclássica é resultante do trabalho, publicado a partir de 1954, de diversos pesquisadores. Dentre eles podemos destacar: Peter F. Drucker, Ernest Dale, Harold Koontz, Cyril O’Donnell, Michael Jucius, William Newman, Ralph Davis, George Terry, Morris Hurley e Louis Allen.

Teoria Clássica
Fayol - 1916
A Teoria Clássica foi apresentada na França, em 1916, por seu idealizador, Henri Fayol. Caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional e pela busca da máxima eficiência.
Complementando a teoria proposta por Taylor, Fayol relacionou 14 princípios básicos ao processo administrativo.