top of page

Organizações Orgânicas ou Mecanicas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A priori, só imaginamos essas regras explicitas em grandes empresas e numa vida bem séria e rígida, porém notamos que até em desenhos animados podemos retirar muitas lições administrativas que nos remetem determinações e ações efetivas e reais.

É o caso do filme VIDA DE INSETO, produzido pela Pixar Animation Studios / Walt Disney Productions, que nos referenciam todas as informações necessárias para descrever tais características citadas acima.
O filme mostra a árdua e organizada vida dos insetos e seus conflitos. Desenrola-se como pano de fundo a história de Flick, uma formiguinha cheia de idéias e ideais, cujo campo de atuação é reduzido no início, pois o formigueiro é muito centralizado nas ordens da rainha. Os trabalhos são muito especializados, podemos notar essa característica nas cenas das colheitas em que todas as formigas andam em fila e sem interrupções, pois tudo é devidamente calculado pelo conselheiro da rainha. Existe uma padronização das tarefas, cada formiga tem seu papel específico dentro da organização; os símbolos de status são bem definidos também com a figura central da rainha e da princesa Atta, e os controles burocráticos aparecem com muita força e causam nos habitantes do formigueiro certa tensão e repressão. A partir daí, Flick que nunca soube ficar quieto, constrói uma geringonça para ajudar na colheita e num belo dia de colheita farta, que serviria para pagar o tributo aos gafanhotos, bota tudo a perder jogando fora toda a produção do dia.
Os gafanhotos liderados por Hopper e seu fiel escudeiro Molt, que todo ano exige uma parte da colheita das formigas para o sustento do bando, após o desastre da colheita ameaça todo o formigueiro caso eles não consigam reaver tudo o que perderam em um prazo recorde estabelecido. Começam a surgir as características de uma organização orgânica marcada pela chegada de outros insetos quando Flick vai para a cidade a procurar de ajuda para livrar o formigueiro dos seus algozes e encontra um bando de artistas circenses que chamam sua atenção pela força, desempenho e inteligência. Toda essa trupe não tem um poder centralizado já que desempenham ações multifuncionais, são autônomos quanto as suas criações e atitudes, trabalham em pares e não há um controle forte e presente.
Todos, levados pelo inteligente e determinado Flick vão para o formigueiro e chegando lá todas as formigas acham que Flick encontrou a salvação, é quando os artistas de circo percebendo que existem outras intenções quanto às suas verdadeiras utilidades resolvem abandonar a situação. Todos ficam desesperados e a princesa tem qeu deixar seu poder de lado e apoiar a idéia de Flick. No final tudo dá certo, quando uma idéia meio desastrosa afaste os gafanhotos e sua ameaça naquele momento.
Se compararmos as atitudes administrativas das formigas vamos achar vários ganchos de comparação com o nosso dia-a-dia. Quem trabalha numa organização muito mecanizada sente verdadeiramente os impactos de não poder criar, inovar, tentar, estar frente a frente com o novo e arriscar tentativas. Características essas que no cenário globalizado e em vigente mutação são necessárias algumas mudanças em modelos pré estabelecidos de organização. Símbolos da contingência estrutural.

Fonte: adm-manager.blogspot.com/2009/09/mecanicista-x-organica.html

Mecânica

1. Especialização do trabalho
2. Papéis determinados com tarefas específicas
3. Hierarquia reforçada
4. Centralização
5. Padronização de tarefas
6. Símbolos de status e poder
7. Controles burocráticos

​​Orgânica
1. Coordenação e equipes multifuncionais
2. Mecanismos de integração complexos
3. Papéis complexos e fluidos
4. Descentralização e autonomia
5. Organização baseada em competência entre pares
6. Controles “frouxos”

 

bottom of page